Agradecemos sua visita e esperamos que goste do site e do nosso trabalho. Nós da Vet Cordis, temos orgulho do que fazemos. Procurando melhor atendê-lo utilizamos um sistema online para visualização de laudos. Navegue à vontade. Caso esteja interessado em nossos serviços, fale conosco.
Somos um grupo de Médicos-Veterinários autônomos que temos, em comum, a formação em Cardiologia Clinica e Eletrocardiografia. Diferenciamo-nos por termos formação em diferentes áreas da Cardiologia, o que nos permite hoje, oferecermos serviços de Eletrocardiografia, Ecodopplercardiograma com análise de Doppler Tecidual, Holter de ECG, Cardiologia Clínica e Cirurgia Torácica.
Inicialmente formado para grupo de estudos em Cardiologia Veterinária, estes profissionais passaram a prestar serviços avançados em Cardiologia, através de investimentos em formação e capacitação técnica e, também, em tecnologia de ponta.
Nossa abordagem ética e profissional nos consolidou e fez com que atendamos, hoje, cerca de mais de 1200 pacientes ao ano em diversas Clínicas Veterinárias, Consultórios e Centros de Diagnósticos no Estado do Rio de Janeiro.
Em 2007, nos tornamos o primeiro Serviço de Cardiologia da cidade do Rio de Janeiro a oferecer, comercialmente o exame de Holter de ECG sem a necessidade de internação hospitalar.
Atuar como principal suporte cardiológico avançado ao clínico, auxiliando no diagnóstico das Cardiopatias e possibilitando que a Clínica/Consultório ofereça ao seu cliente serviços especializados em Eletrocardiografia, Holter de ECG e Cardiologia Clínica, sem ter que deslocar esse cliente para outras Instituições ou Estabelecimentos.
Dr. Edgard se formou em Medicina Veterinária, em 2001, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Durante a graduação, ele já estudava cardiologia de forma independente.
Já formado, o médico prestava serviços de cirurgia para algumas clínicas no Rio e atuava como clínico geral em uma clínica no Recreio dos Bandeirantes. No entanto, todas as vezes antes das cirurgias, o Dr. Edgard rodava um eletrocardiograma do paciente. Dessa forma, começou a também realizar serviços de cardiologia 🫀 para as clínicas.
Em 2004, Dr Edgard Pina se especializou em ecocardiografia transtorácica no CETRUS(SP). Foi lá que ele percebeu a importância do serviço móvel e criou a Vet Cordis com ajuda do Dr. Rafael Costa.
O currículo do cardiólogo, conta ainda com palestras em congressos e seminários nacionais e internacionais, magistério no curso de pós-graduação, e o que mais o deixa com orgulho: a formação de muitos profissionais que hoje são vistos como referência na Medicina Veterinária.
Dr Edgard é sócio fundador da Vet Cordis.
O Dr. Rodrigo começou sua trajetória na Univerdade Federal Rural do Rio de Janeiro, com a sua primeira formação em Zootecnia e o mestrado em Nutrição Animal.
Em 2006, terminou o mestrado e recebeu uma grande oportunidade para trabalhar fora do RJ. No entanto, com alguns imprevistos na vida pessoal, ele optou em continuar no Rio e dar início à uma nova fase: a graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estácio de Sá.
A partir de 2012, o cardiólogo começou a atuar somente na área de Cardiologia Veterinária fazendo consultas, Eletrocardiografia e ecodopplercardiografia. Especialista em Cardiologia Veterinária pela Faculdade Anhembi Morumbi, hoje o Dr Rodrigo faz parte do seleto grupo da Vet Cordis com muito orgulho e continua acrescentando ao currículo, cursos de aperfeiçoamento na área.
Por último, mas não menos importante, desde 2015 Dr Rodrigo Brum faz parte de Diretoria da Regional RJ da Sociedade Brasileira de Cardiologia Veterinária (SBCV), atuando nos últimos dois anos como presidente dessa regional.
A Dra. Jeane realizou sua graduação na Universidade Estácio de Sá, em 2008, com formação voltada incialmente para animais silvestres 🐤🐍 e cirurgia geral. Durante a graduação fez estágios na Universidad Complutense de Madrid e na UNESP de Botucatu.
Em 2010 fez Pós graduação na ANCLIVEPA – SP, em Cirurgia de Tecidos Moles em Cães e Gatos 🐶🐱. No mesmo ano iniciou um estágio com o Dr. Edgard para aprender mais sobre cardiologia 🫀, uma área que sempre foi de seu interesse.
De 2015 até 2017, após estágios, cursos (UC Davis, University of Wisconsin, Veterinary Imaging Center of San Diego, Community Animal Hospital Dublin, Virginia entre outros) e muitas provas, validou seu diploma para os EUA 🇺🇸 com licença para atuar nos estados do Havaí e California.
Em 2019 trabalhou como Visiting Professor na St. Georg´s University, em Grenada, Caribe.
A Dra. Jeane segue fazendo cursos e frequentando congressos de cardiologia 🫀 para sempre estar por dentro das novidades e estudos sobre a área.
A Dra. Lara é Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Gama Filho (1996) e exerceu sua profissão durante o período de cinco anos. Entretanto, sua paixão pela medicina e pelos animais falou mais alto, resolvendo largar tudo e iniciar sua trajetória na medicina veterinária.
Graduada em 2005 pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), resolveu investir numa trajetória de especialização que perdura até os dias atuais. Cursou residência em clínica médica pela UNESA, mestrado e doutorado em Ciência Animal com ênfase em cardiologia 🫀 pela UENF, curso de ecodopplercardiografia pelo CETRUS (Centro de treinamento médico em SP) e Echopet Macaé (Dra. Elisa Camolezi), cursos direcionados a cuidados paliativos, controle da dor e geriatria, e atualmente faz especialização em doenças respiratórias pela ANCLIVEPA SP.
No período de 2015 a 2016 atuou como Diretora Científica da Sociedade Brasileira de Cardiologia Veterinaria (SBCV) Regional RJ, permanecendo até os dias atuais como sócia ativa.
O Eletrocardiograma tem demonstrado durante seus mais de 100 anos de vida que é um importante exame para auxiliar os cardiologistas. Já conhecida por sua excelência nas arritmias, observamos atualmente o seu emprego nos métodos diagnósticos para prever a morte súbita (Pastore, 2006).
O estudo do coração, sua anatomia e função, através de imagem dinâmica em tempo real constituiu grande avanço na Cardiologia. O advento da ultrassonografia possibilitou este avanço, e a incorporação, pelos aparelhos de ultrassonografia convencionais de tecnologias baseadas no Efeito Doppler, descrito pela primeira vez pelo Físico Austríaco Johann Christian Andreas Doppler, possibilitou o estudo dos fluxos dentro do coração.
O Holter 24h é uma ferramenta não-invasiva valiosa para a monitoração prolongada do ritmo cardíaco durante as atividades diárias normais. Trata-se de uma avaliação eletrocardiográfica dinâmica durante 24 h, diferenciando-se do exame eletrocardiográfico tradicional que avalia o ritmo cardíaco por apenas alguns minutos.
A cardiologia diagnóstica avançou com rapidez nas últimas décadas, principalmente por causa dos desenvolvimentos clínicos e experimentais nas técnicas de imagem cardíaca. Uma vez que, de maneira sucinta, a radiografia torácica distingue entre as densidades do ar e de tecidos moles, e a ultra-sonografia (ecocardiograma) discrimina as estruturas do fluido e dos tecidos moles, estas duas práticas se tornaram ferramentas complementares para a avaliação cardíaca de modo não-invasivo. Com o advento da ecocardiografia com Doppler, adicionou-se a capacidade de avaliar a função cardíaca e os padrões de fluxo sanguíneo.
A cirurgia torácica em pequenos animais não tem sido realizada com rotina na prática veterinária, seja pelo desconhecimento técnico ou mesmo pelo receio das dificuldades e complicações pós-operatórias. Podemos dividir a cirurgia torácica em cirurgia do sistema respiratório, cirurgia do sistema digestivo e cirurgia cardiovascular. Cada sistema possui particularidades relevantes.
As disfunções cardíacas são bastante incidentes sob a espécie canina, aproximadamente 11% da população de cães são acometidos de algum tipo de distúrbio, sendo 75% desses casos Doença Valvular Crônica Degenerativa (DVCD) tendo maior incidência sob as raças de pequeno porte, (Bristol Bio Med Image Archive, 2005), outros 10% são Cardiomiopatia Dilatada (CMD), com maior incidência em cães de portes grande e gigante (Veterinary Medical Data Base, Purdue Univeristy).
O hipotireoidismo, doença que provoca diminuição dos hormônios tireoidianos, pode ter diversas etiologias. A mais freqüente no cão é a tireoidite linfocítica (muito semelhante à tireoidite de Hashimoto, que ocorre nos seres humanos), doença auto-imune que leva a destruição gradativa da glândula. Como os hormônios tireoidianos atuam em diversos órgãos, qualquer alteração na sua produção influencia no funcionamento de cada sistema do organismo. Dentre os sintomas clínicos manifestados, destacam-se: termofilia, intolerância a exercícios, ganho de peso, letargia, depressão, alterações tegumentares, reprodutivas, cardiovasculares, neurológicas e musculares, além do mixedema facial, caracterizado pela “facies tragica”.
Laudos feitos até a data de 31 de Julho de 2022. Caso tenha feito o exame após essa data, por favor clique aqui!
Aqui você vai poder ver ou fazer o download do seu Laudo com toda a segurança. clique aqui para entrar
![]()
Precisei utilizar o serviço deles 2 vezes, uma para cirugia de castração de um animal e outra para risco cirurgico. Fomos muito bem atendidos . Os profissionais demonstram carinho, atenção e amor pelo que fazem. Os preços estão dentro da faixa praticada no mercado.
Carolina, Clinica 4 Patas
![]()
Precisei utilizar o serviço deles 2 vezes, uma para cirugia de castração de um animal e outra para risco cirurgico. Fomos muito bem atendidos . Os profissionais demonstram carinho, atenção e amor pelo que fazem. Os preços estão dentro da faixa praticada no mercado.
Marcos, Animalia
![]()
Precisei utilizar o serviço deles 2 vezes, uma para cirugia de castração de um animal e outra para risco cirurgico. Fomos muito bem atendidos . Os profissionais demonstram carinho, atenção e amor pelo que fazem. Os preços estão dentro da faixa praticada no mercado.
Maria, Vida Animal
Dúvidas ou Agendamento:
contato@vetcordis.com ou ligue
+55 (21) 97117 3330
Atendemos somente no Rio de Janeiro.
Das 9 a.m às 17 p.m durante a semana e das 9 a.m às 2 p.m nos finais de semana.